Análises Físico-Químicas em alimentos

As análises físico-químicas em alimentos têm a finalidade de quantificar ou qualificar os componentes específicos do alimento, determinar a composição centesimal e fornecer informações sobre a composição química e/ou físico-química do produto, além de fornecer dados para cálculo das informações nutricionais, que devem constar nos rótulos e embalagens de produtos alimentícios. 

Análises Físico-Químicas como garantia da qualidade em alimentos

Composição centesimal

Determina, através de análises químicas, a tabela de valores calóricos e nutricionais de um alimento, na proporção em que se apresentam em uma porção do produto. 

Controle de vida de prateleira

São realizados testes que emulam as situações de distribuição, armazenagem, exposição à venda e tempo de utilização pelo consumidor, para determinar em quanto tempo os alimentos apresentam alterações químicas, microbiológicas, sensoriais e nutricionais, como ganho e perda de umidade, oxidação, e alterações em aroma e sabor, por exemplo. 

Controle de qualidade do alimento

Processo de melhoria contínua através de análises que visa garantir que o processo de produção está seguro quanto ao cumprimento das legislações aplicáveis. 

Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) em alimentos

Visa garantir que os alimentos apresentem as características pré-estabelecidas pelas legislações específicas aplicáveis a cada tipo de alimento. Auxilia, por exemplo, na tipificação de produtos 

Determinações Legais das Análises Físico-Químicas na Indústria Alimentícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, determinam, através das legislações em vigor, os padrões físico-químicos aceitáveis para alimentos, em suas diversas formas, em toda a cadeia produtiva.  

As legislações visam, portanto, garantir, através de análises laboratoriais periódicas nos alimentos, que estes cumpram com seus padrões físico-químicos durante todo seu prazo de validade. Estes padrões são determinados por legislações específicas para cada produto. 

O Ministério da Agricultura, representado por seu Sistema de Inspeção Federal, SIF, está cada vez mais atuante na verificação dos processos e principalmente na verificação da qualidade dos produtos que estão saindo das indústrias, visando cumprimento dos seus Padrões de Identidade e Qualidade, para produtos de origem animal e seus derivados.  

Vinculado ao MAPA, o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, VIGIAGRO, demanda análises físico-químicas para alimentos e bebidas importados e exportados. 

A Classificação Vegetal utiliza análises físico-químicas para determinar as qualidades intrínsecas e extrínsecas de farinhas de trigo, óleos vegetais, azeites, café torrado e outros, com o objetivo de compará-los aos padrões pré-determinados pela legislação brasileira, afim de estabelecer os tipos de produto, por exemplo, farinha de trigo tipo 1, azeite extra virgem, óleo de soja tipo 2, etc.   

Em nove de Outubro de 2022, entrará em vigor a RDC 429, de 08 de Outubro de 2020, que determinará a rotulagem nutricional dos alimentos embalados, determinado através de análises físico-químicas.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para assegurar que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.  

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, o CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.