A Importância da Microscopia Alimentar

A Microscopia Alimentar é uma área do controle de qualidade que visa pesquisar a presença de matérias estranhas em alimentos, águas e bebidas. Além disso, tem como premissa evitar fraudes alimentares e auxiliar na elucidação de surtos de DTA’s (doenças transmitidas por alimentos) avaliando as condições higiênico-sanitárias de produção e armazenamento dos produtos. 

A Análise Microscópica Alimentar é a garantia da qualidade dos produtos e alimentos, e contribui para a prevenção de fraudes, uma vez que, os produtos foram analisados e aprovados para consumo. O estudo da análise microscópica é tão efetivo que é possível identificar itens como: identificação de elementos histológicos, número de ácaros ou fragmentos de insetos acima do permitido, presença de partículas metálicas, presença de pelos de insetos, humanos, presença de substâncias não declaradas na rotulagem (FRAUDE), presença de material carbonizado que pode ser confundido com fezes de roedores. 

Aspectos legais da Microscopia Alimentar em produtos alimentícios

Devido à publicação da RDC 14 de 2014, posteriormente revogada e substituída pela RDC 623 de 2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a área de Microscopia Alimentar recebeu maior atenção.  

Este regulamento estabeleceu as disposições gerais para avaliar a presença de matérias estranhas indicativas de riscos à saúde humana, e/ou as indicativas de falhas na aplicação das boas práticas na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, e fixou os limites de tolerância detectados macroscopicamente e/ou microscopicamente, capazes de veicular agentes patogênicos para os alimentos e de causar danos ao consumidor.  

Tais matérias incluem insetos, roedores, excrementos de animais, parasitos em qualquer fase de desenvolvimento, objetos rígidos, pontiagudos ou cortantes, fragmentos de vidro e filmes plásticos. 

Também se aplica aos alimentos, inclusive águas envasadas, bebidas, matérias-primas, ingredientes, aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia de fabricação, embalados ou a granel, destinados ao consumo humano. 

Como a Análise Microscópica de Alimentos protege seus produtos, negócio e clientes

A Microscopia é empregada no processo de fabricação e armazenagem dos produtos alimentícios, assim como matérias-primas. Através de análises histológicas e de sujidades, onde pode ser comprovada a presença de diversos tipos de contaminantes no produto apontando possíveis falhas de processo.

Fotomicrografia – A Ferramenta Ideal para o SAC

Quem produz alimentos está sujeito a situações frente aos consumidores e aos órgãos de fiscalização que, se não forem criteriosamente analisadas, poderão expor marcas e empresas a riscos incalculáveis. 

A Análise Microscópica Histológica com Fotomicrografia de um alimento poderá constatar que existam fraudes ou alterações no produto. As consequências serão de maior ou menor impacto, dependendo da forma como o problema for tratado desde o início. A microscopia também serve para diferenciar elementos presentes no alimento. 

Uma fraude é caracterizada quando há elementos estranhos não declarados na embalagem, substituição voluntaria de elementos declarados por não declarados ou proibidos pela legislação. A Análise de Histologia Microscópica poderá comprovar a pureza do produto ou se os ingredientes encontrados fazem parte do que é permitido para o alimento em questão. 

O ensaio é realizado em microscópio óptico de alta resolução, acoplado a uma máquina fotográfica digital para obtenção de fotos, desde a embalagem do produto, com dados que a identifiquem, até a Fotomicrografia da matéria encontrada.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para assegurar que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises microscópicas, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.  

A CERELAB elabora Certificados de Análise para Microscopia Alimentar, incluindo ilustrações em Fotomicrografia, cuja comparação com padrões de materiais estranhos, sujidades ou elementos histológicos. 

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.