Tipificação de Salmonella

A tipificação das salmonelas é importante para que se possa desenvolver medidas de prevenção e controle da contaminação por Salmonella spp. nos estabelecimentos envolvidos. Além disso, a tipificação das salmonelas permite a identificação de diferentes sorotipos de Salmonella que podem estar presentes nos estabelecimentos avícolas. A tipificação também é importante para a vigilância epidemiológica de Salmonella spp. e para a identificação de novas cepas.

A tipificação das salmonelas pode ser realizada por meio de métodos de identificação molecular, como o PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e a série de testes de biologia molecular. Estes métodos permitem a identificação específica de cepas de Salmonella spp., por meio do sequenciamento de ácidos nucléicos e da análise de sequências de proteínas. Além disso, também é possível a utilização de técnicas de cultura e análise enzimática para a tipificação das salmonelas.

Em suma, a tipificação das salmonelas é um passo importante para o controle e o monitoramento de Salmonella spp. e para a vigilância epidemiológica deste patógeno. Ela ajuda a identificar os diferentes sorotipos presentes nos estabelecimentos avícolas, assim como a identificar novas cepas, e possibilita que sejam desenvolvidas medidas para o controle e prevenção da contaminação por Salmonella spp.

Os métodos mais usados para tipificar Salmonella incluem:

  • Análise de Antígenos Polissacarídicos: Esta técnica é baseada na reação do antígeno polissacarídico da cepa de Salmonella com anticorpos específicos. Esta técnica pode ser usada para detectar e identificar diferentes sorovares de Salmonella.
  • Sorotipagem: Esta técnica é baseada na reação de Soro antigênico com o antígeno da cepa de Salmonella. A sorotipagem é muitas vezes usada para identificar a subespécie de Salmonella e as diferentes sorovares de Salmonella.
  • PCR (Reação em Cadeia da Polimerase): Esta técnica é usada para identificar cepas de Salmonella usando a análise de sequência de DNA. Esta técnica é útil para distinguir entre diferentes cepas de Salmonella.
  • Análise de Perfis de Proteínas: Esta técnica é baseada na análise de perfis de proteínas das cepas de Salmonella. Esta técnica é usada para distinguir diferentes espécies e sorovares de Salmonella.
  • Testes de Suscetibilidade a Antimicrobianos: Esta técnica é usada para determinar a suscetibilidade de uma cepa de Salmonella a diferentes antimicrobianos. Esta técnica é útil para monitorar a resistência de Salmonella a drogas usadas para tratar infecções.

O Cerelab é especializado em tipificação de salmonella, análise de patogenicidade, testes de suscetibilidade antimicrobiana, detecção de resistência a medicamentos, caracterização de bacteriófagos e diagnósticos moleculares. Nossa equipe de especialistas possui experiência na área de saúde pública, incluindo a formação em microbiologia, genética molecular, bioinformática, biotecnologia, epidemiologia e vigilância sanitária.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em carne mecanicamente separada recuperada de frango, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.