Bebida Vinagre

Vinagre de vinho

O Vinagre é um fermentado acético com acidez volátil mínima de 4 g/100 mL, expressa em ácido acético (Decreto 6.871/2009, Art. 77).

Uma de suas variações é feita a partir do envelhecimento do com vinho tinto, sendo obtido através da fermentação dos carboidratos do álcool, que possuem naturalmente bactérias que produzem ácido acético, que é o ácido responsável pelo sabor e aroma do vinagre.

Ele é corriqueiramente utilizado na cozinha, sobretudo para temperar saladas, carnes e molhos, além de marinadas.

Análise físico-química do Vinagre de Vinho

Grau alcoólico: respeito ao peso específico ou densidade de uma solução aquosa contendo a mesma quantidade de álcool que essa bebida.

Acidez volátil: corresponde ao teor de ácido acético. Ele provém da oxidação do álcool no processo de acetificação.  

Cinza (B.S.): o teor de cinzas em alimentos diz respeito ao resíduo inorgânico, ou resíduo mineral fixo (sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, cloreto, alumínio, zinco, manganês e outros compostos minerais) remanescente da queima da matéria orgânica em mufla a altas temperaturas (500-600°C).

Sulfatos: são sais inorgânicos derivados do ácido sulfúrico que possuem o ânion sulfato (SO42-) ligado a um ou mais elementos metálicos, formando compostos iônicos.

Extrato seco reduzido: pode ser obtido pelo valor do extrato seco total diminuído dos açúcares totais que excedem 1 g/l, dos sulfatos que excedam 1 g/l.

Orga-cheiro – característico:

Orga-cor – de acordo com a matéria-prima que lhe deu origem e a composição:

Orga-aspecto – ausência de elementos estranhos à sua natureza e composição:

 

 

 

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em carne mecanicamente separada recuperada de frango, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.