Vinho Branco

A comercialização de vinhos no Brasil deve obedecer a uma série de regras, estabelecidas pelos órgãos federais, especialmente o Ministério da Agricultura e Pecuária. Dentre essas regras, constam a obrigatoriedade da realização de análises de características físico-químicas dos vinhos, para garantir a qualidade dos produtos comercializados.

A Instrução Normativa Nº48, do Ministério da Agricultura e Pecuária, define a lista de ensaios físico-químicos a serem realizados em vinhos e espumantes no Brasil, a saber:

Acidez total – é a análise que determina a quantidade de ácidos orgânicos presentes na amostra, cuja presença é necessária para o equilíbrio do vinho;

Açúcares totais – é a análise que determina a quantidade de açúcares presentes na amostra, sendo que sua quantidade está diretamente relacionada ao teor alcoólico;

Acidez volátil – é a análise que determina a quantidade de ácidos voláteis presentes na amostra, sendo que sua quantidade pode indicar problemas de processamento;

Ácido cítrico – é a análise que determina a quantidade de ácido cítrico presente na amostra, cuja presença é necessária para o equilíbrio do vinho;

Álcool metílico – é a análise que determina a quantidade de álcool metílico presente na amostra, sendo que a sua quantidade indica problemas de processamento;

Cinzas – é a análise que determina a quantidade de cinzas presentes na amostra, sendo que sua quantidade está diretamente relacionada à qualidade da uva utilizada;

Cloretos totais – é a análise que determina a quantidade de cloretos presentes na amostra, sendo que sua quantidade está diretamente relacionada à qualidade da água utilizada para processamento;

Corante Artificial – é a análise que determina a quantidade de corantes artificiais presentes na amostra, sendo que a sua presença indica adulteração do produto;

Exame organoléptico – é a análise que determina as características organolépticas do vinho, tais como cor, aroma, sabor e textura, e que permite determinar a qualidade do produto;

Extrato seco reduzido – é a análise que determina a quantidade de açúcares totais presentes na amostra, sendo que sua quantidade está diretamente relacionada ao teor alcoólico;

Grau alcoólico – é a análise que determina a quantidade de álcool presente na amostra, sendo que a sua quantidade está diretamente relacionada à qualidade do produto;

Pressão – é a análise que determina a pressão interna da garrafa, sendo que a sua quantidade indica o nível de carbonatação do produto;

Sulfatos totais – é a análise que determina a quantidade de sulfatos presentes na amostra, sendo que sua quantidade está diretamente relacionada à qualidade da água utilizada para processamento;  

A CERELAB é credenciada junto ao MAPA para a realização destes ensaios. 

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em Peixe Congelado, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.