r

Cerveja

Conforme definido no art. 36, do Decreto nº 6.871, de 2009, cerveja é a bebida resultante da fermentação, a partir da levedura cervejeira, do mosto de cevada malteada ou de extrato de malte, submetido previamente a um processo de cocção adicionado de lúpulo ou extrato de lúpulo, hipótese em que uma parte da cevada malteada ou do extrato de malte poderá ser substituída parcialmente por adjunto cervejeiro

O Brasil é o terceiro maior fabricante mundial de cerveja, com 13,3 bilhões de litros produzidos, ficando atrás da China que produz 46 bilhões, e dos Estados Unidos com 22,1 bilhões. O ritmo do mercado cervejeiro no Brasil é crescente, em 2020 o país chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sendo 14,4% maior do que o registrado no ano anterior, segundo o Anuário da Cerveja 2020.

O crescimento desse mercado impacta diretamente na produção dos insumos que são utilizados no preparo da cerveja. Lúpulo e cevada são os ingredientes essenciais para a produção de cervejas, o lúpulo é uma planta de espécie humulus lupulus, responsável pelo amargor da bebida, já a cevada é um cereal responsável por encorpar a bebida, além de agregar sabor, aroma e cor.

Análises físico-químicas da cerveja

Extrato primitivo: é a quantidade de substâncias dissolvidas (extrato) do mosto que deu origem à cerveja e deve ser sempre maior ou igual a 5,0% em peso

Grau alcoólico: respeito ao peso específico ou densidade de uma solução aquosa contendo a mesma quantidade de álcool que essa bebida.

Cor: é um dos atributos mais importantes de uma cerveja. Ela antecipa o sabor e rege a preferência do consumidor.

Edulcorantes: são aditivos alimentares, adicionados a uma determinada formulação com a intenção de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais de um determinado alimento. Para o Parâmetros de Identidade e Qualidade de produtos cervejeiros, os edulcorantes precisam ser ausentes.

Corantes artificiais: Para o Parâmetros de Identidade e Qualidade de produtos cervejeiros, os corantes artificiais precisam ser ausentes.

Orga-aroma e sabores característicos – conforme matéria-prima e processos utilizados:

Orga-aromas estranhos – ausentes:

Orga-aspectos sensoriais – límpido ou turvo, com ou sem presença de sedimentos próprios: 

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em carne mecanicamente separada recuperada de frango, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.