Uísque (whisky)

O Uísque, também conhecido como Whisky ou Whiskey é a bebida destilada com graduação alcoólica de 38 a 54%, em v/v, a 20 ºC, obtida do destilado alcoólico simples de cereais envelhecido, parcial ou totalmente maltados, podendo ser adicionado de álcool etílico potável de origem agrícola ou de destilado alcoólico simples de cereais, bem como de água para redução da graduação alcoólica e caramelo para correção da cor (Decreto 6.871/2009, art. 55).

Segundo o ranking de 2019 da SWA, o Brasil é o 9° maior mercado importador de uisque em volume, tendo a França como líder mundial de importação do produto.

Análise físico-química de Uísque (whisky)

Grau alcoólico: respeito ao peso específico ou densidade de uma solução aquosa contendo a mesma quantidade de álcool que essa bebida.

Acidez volátil: corresponde ao teor de ácido acético. Ele provém da oxidação do álcool no processo de acetificação. 

Álcool superior: sua formação ocorre através de um processo de fermentação inadequado dos álcoois, que pode resultar em gosto forte de álcool na bebida.

Coeficiente de congêneres: é definido pela soma de: acidez volátil (expressa em ácido acético); aldeídos (expressos em acetaldeído); acetato de etila; álcoois superiores (expressos no somatório dos mesmos) e furfural. Todos eles expressos em mg/100 ml de álcool anidro.

Ésteres totais: são compostos orgânicos oxigenados que são formados pela reação química entre um ácido carboxílico e um álcool.

Furfural: é um composto orgânico heterocíclico aromático, tem seu nome derivado do latim furfur, que significa farelo de cereais, de onde é até hoje produzido. Tem cheiro semelhante a amêndoas. É menos tóxico que o furano, mas ainda assim perigoso.

Aldeídos totais: Aldeídos, em aldeído acético, em mg/100 mL de álcool anidro. Sendo o máximo permitido de 20 mg.

Metanol: expresso álcool metílico, mg/L de álcool anidro é considerado um contaminante, ou defeito, e a sua formação também está associada ao início da destilação.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em carne mecanicamente separada recuperada de frango, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.