Aves resfriadas ou congeladas (carcaça congelada de frango)

A produção industrial de frangos é um dos pilares do agronegócio brasileiro. Seja para exportação ou para o mercado interno, a avicultura é um setor que movimenta bilhões de Reais anualmente.  

A carne de frango, em seu estado natural, é bastante propícia à contaminação por inúmeros agentes microbiológicos, que podem surgir, por exemplo, de más condições higiênicas, além de outros microrganismos, como a Salmonella 

A comercialização de aves resfriadas ou congeladas no Brasil deve atender a uma série de requisitos legais, que visam a proteção do consumidor em relação tanto a danos à sua saúde, quanto a prejuízos econômicos.

Análises microbiológicas em carcaças resfriadas ou congeladas de frango

É esperado que a carne crua de aves possua diversos agentes microbiológicos naturais. Entretanto, o objetivo de se analisar as características microbiológicas dos alimentos não passa, necessariamente, por eles, mas sim por patógenos contaminantes, cuja existência pode causar diversos danos à saúde, além de diversos prejuízos à indústria.  

A Instrução Normativa Nº60 (IN 161), do Ministério da Saúde, determina os padrões microbiológicos em carcaças de frango. Nela, são definidas as análises mandatórias a serem realizadas para a comercialização de aves congeladas ou resfriadas. São elas: tipificação de Salmonella(Enteridis / Typhimurium), Escherichi coli/g, aeróbios mesófilos e aeróbios mesófilos para miúdos.  

A CERELAB faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde, Reblas, e, portando, é habilitada pela ANVISA para a realização das análises microbiológicas mandatórias estabelecidas pela IN60 para a comercialização de carcaças resfriadas ou congeladas de frangos e demais aves. 

Dripping test em carcaça de frango resfriado ou congelado

Para evitar contaminações e garantir a qualidade da ave abatida, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, determina que seja feito um processo imediato de resfriamento, através de imersão em tanques com água fria, chamados pré-chiller e chiller. Neste processo, é comum que a carcaça absorva grande quantidade de água que, quando congelada junto ao produto, aumenta seu peso e, portanto, prejudica economicamente o consumidor.  

O dripping test, ou método de gotejamento, é realizado para determinar a quantidade de água presente na carcaça do frango após o descongelamento. A constatação da presença de mais de 6% de água no peso total da carcaça, considerando todas as suas partes comestíveis, determinará que houve excesso de absorção de água durante o processo de pré-resfriamento por imersão em água, tornando o produto impróprio para comercialização. 

A tabela CGPE, do MAPA, determina os procedimentos a serem seguidos pelos laboratórios durante esta análise. A CERELAB é credenciada junto ao MAPA para a realização de dripping test em aves. 

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em aves congeladas ou resfriadas, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.