Sangria

A Sangria é uma bebida alcoólica por mistura com graduação alcoólica de 4,5% a 12,0%, em v/v, a 20 ºC (IN MAPA 14/2018, art. 84), típica da Espanha, que consiste na mistura do vinho tinto ou vinho branco, suco de frutas, frutas picadas e açúcar.

De acordo com a legislação europeia, toda sangria deve ser produzida na Espanha ou em Portugal, tendo o uso de sangria na rotulagem do produto comercial restrito pelas regras de rotulagem geográfica. Somente a sangria fabricada na Espanha e em Portugal pode ser vendida como “sangria” na Europa; a sangria fabricada em outro local deve ser rotulada como tal (por exemplo, “sangria brasileira”).

Análise físico-química da Sangria

Grau alcoólico: respeito ao peso específico ou densidade de uma solução aquosa contendo a mesma quantidade de álcool que essa bebida.

Acidez total: é a quantidade de ácido presente em uma amostra que reage com uma solução básica, de concentração previamente determinada. 

Acidez volátil: corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação.

Cinzas: diz respeito ao resíduo inorgânico, ou resíduo mineral fixo (sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, cloreto, alumínio, zinco, manganês e outros compostos minerais) remanescente da queima da matéria orgânica em mufla a altas temperaturas (500-600°C).

Metanol: Metanol, expresso álcool metílico, mg/L de álcool anidro é considerado um contaminante, ou defeito, e a sua formação também está associada ao início da destilação. De acordo com a Instrução Normativa N° 14, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2018, o máximo de Metanol liberado para coquetéis de vinho, é de 200 mg/L.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em carne mecanicamente separada recuperada de frango, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.