Gim

O Gim ou Gin, é um a bebida retificada com graduação alcoólica de 35 a 54%, em v/v, a 20ºC, obtida pela redestilação de álcool etílico potável de origem agrícola, na presença de bagas de zimbro (Juniperus communis), com adição ou não de outra substância vegetal aromática, ou pela adição de extrato de bagas de zimbro, com ou sem outra substância vegetal aromática, ao álcool etílico potável de origem agrícola e, em ambos os casos, o sabor do zimbro deverá ser preponderante, podendo ser adicionada de açúcares até 15 g/L (Decreto 6.871/2009, art. 63).

Segundo dados da Abrabe – Associação Brasileira de Bebidas, a bebida vem apresentando grande crescimento no consumo desde 2016 no Brasil. Especialistas sugerem que esse tipo de bebida chama a atenção dos consumidores brasileiros por ser refrescante e de baixo teor calórico.

Análise físico-química do Gim

Grau alcoólico: respeito ao peso específico ou densidade de uma solução aquosa contendo a mesma quantidade de álcool que essa bebida.

Açúcares totais: são considerados carboidratos de moléculas menores, como a sacarose, glucose, lactose, glicose e frutose, que têm a capacidade de adoçar e que estão presentes naturalmente em alguns alimentos, como nos sucos das frutas.

Metanol: Metanol, expresso álcool metílico, mg/L de álcool anidro é considerado um contaminante, ou defeito, e a sua formação também está associada ao início da destilação. De acordo com a Instrução Normativa N° 14, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2018, o máximo de Metanol liberado para coquetéis de vinho, é de 200 mg/L.

Cobre: O cobre é um nutriente essencial para o funcionamento adequado de vários sistemas enzimáticos importantes. Entretanto, a presença de elevadas concentrações de cobre na aguardente é indesejável, pois é prejudicial à saúde humana.

Coeficiente de congêneres: é definido pela soma de: acidez volátil (expressa em ácido acético); aldeídos (expressos em acetaldeído); acetato de etila; álcoois superiores (expressos no somatório dos mesmos) e furfural. Todos eles expressos em mg/100 ml de álcool anidro.

Edulcorantes: são aditivos alimentares, adicionados a uma determinada formulação com a intenção de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais de um determinado alimento. Para o Parâmetros de Identidade e Qualidade de produtos cervejeiros, os edulcorantes precisam ser ausentes.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em carne mecanicamente separada recuperada de frango, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.