Camarão descongelado, camarão fresco, camarão resfriado

A preocupação do consumidor com a qualidade e procedência do camarão descongelado, camarão fresco e camarão resfriado faz com que a procura por esses produtos seja significativamente maior que ao congelado. Para a comercialização do camarão fresco, não é necessário qualquer processo de conservação, apenas o uso do gelo.No caso do camarão resfriado, este deve ser mantido em temperatura entre 0,0 e 4°C.

Análises físico-químicas em Camarão Descongelado, Camarão Fresco, Camarão Resfriado

Através da análise microbiológica é possível certificar-se de que os alimentos estejam sob as condições adequadas e de acordo com as normas sanitárias, sendo próprios e seguros para comércio e consumo em todo o país.

A Instrução Normativa Nº 161, do Ministério da Saúde, determina os padrões microbiológicos em Camarão descongelado, camarão fresco, camarão resfriado. Nela, são definidas as análises mandatórias a serem realizadas para a comercialização de Camarão descongelado, camarão fresco, camarão resfriado. São elas: Salmonella, Escherichi coli e Estafilococos coagulase positiva.

O controle da Salmonella (Salmonellose) é importante pois essa é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A bactéria Escherichia coli fica no trato digestivo, mas é a grande causa de infecção urinária, principalmente nas mulheres por conta da questão anatômica da mulher.

A habilidade de coagular o sangue produzindo coagulase distingue o patógeno virulento, Staphylococcus aureus, de várias espécies de estafilococos coagulase-negativos menos virulentas. S. aureus coagulase-positivos está entre os patógenos humanos mais onipresentes e perigosos, tanto por sua virulência como por sua habilidade de desenvolver resistência aos antibióticos.

A CERELAB faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde, Reblas, e, portando, é habilitada pela ANVISA para a realização das análises microbiológicas mandatórias estabelecidas pela IN60 para a comercialização de Camarão descongelado, camarão fresco, camarão resfriado.

Análises físico-químicas em Camarão Descongelado, Camarão Fresco, Camarão Resfriado

Os parâmetros físico-químicos analisados nas amostras de Camarão descongelado, camarão fresco, camarão resfriado coletadas para atendimento ao MAPA estão definidos em atos normativos, que têm como objetivo garantir que o produto atenda às exigências da tabela CGPE, segundo a Instrução Normativa nº 23, de 20 de agosto de 2019, nesse caso os parâmetros são: Anidrido sulfuroso e Sulfitos, Desglaciamento, Ph e Bases voláteis totais.

A contaminação por Anidrido sulfuroso afeta, principalmente, as mucosas, agindo no sistema respiratório e nos olhos, causando irritação. Os principais sintomas que aparecem ao entrar em contato com o SO2 são: tosse, náuseas e irritação nos olhos.

O Desglaciamento tem por objetivo determinar o peso do produto glaciado, do produto desglaciado e o percentual de glaciamento em Camarão descongelado, camarão fresco, camarão resfriado glaciado. São assim considerados os peixes, moluscos e crustáceos, marinhos ou de água doce, capturados ou cultivados, congelados com cobertura de gelo.

A determinação do pH representa um dado importante na avaliação da qualidade de diversos alimentos, como o pescado. Este é considerado um alimento de baixa acidez, ou seja, tem pH maior do que 4,5. … Quanto mais elevado o pH maior a atividade bacteriana.

Um dos métodos utilizados mundialmente para avaliar a qualidade do pescado é a determinação do Nitrogênio das Bases Voláteis Totais (N-BVT), que consiste na quantificação de compostos de baixo peso molecular, como a trimetilamina, dimetilamina e amônia, que são formados durante o processo de deterioração do pescado. A CERELAB é credenciada junto ao MAPA para a realização destes ensaios.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em Camarão descongelado, camarão fresco, camarão resfriado, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.