análises laboratoriais em aguardente composta

Small liquor production based on maple syrup. Multitude of pure alcohol bottles
 not labeled. Bottles placed in a row.

Análises físico-químicas de Aguardente composta

Açúcares totais: são carboidratos de moléculas menores, como a sacarose, glucose, lactose, glicose e frutose, que têm a capacidade de adoçar e que estão presentes naturalmente em alguns alimentos, como nos sucos das frutas.

Grau alcoólico: respeito ao peso específico ou densidade de uma solução aquosa contendo a mesma quantidade de álcool que essa bebida.

Furfural: é um composto orgânico heterocíclico aromático, tem seu nome derivado do latim furfur, que significa farelo de cereais, de onde é até hoje produzido. Tem cheiro semelhante a amêndoas. É menos tóxico que o furano, mas ainda assim perigoso.

Álcool superior: sua formação ocorre através de um processo de fermentação inadequado dos álcoois, que pode resultar em gosto forte de álcool na bebida.

Cobre: O cobre é um nutriente essencial para o funcionamento adequado de vários sistemas enzimáticos importantes. Entretanto, a presença de elevadas concentrações de cobre na aguardente é indesejável, pois é prejudicial à saúde humana.

A Aguardente Composta é definida como uma bebida alcoólica gerada pela mistura com graduação alcoólica de 38 a 54%, em v/v, a 20 ºC, resultante da adição de substância de origem vegetal ou animal na aguardente ou no destilado alcoólico simples ou na mistura destes ingredientes alcoólicos (Decreto 6.781/2009, art. 72).

Acidez volátil: corresponde ao teor de ácido acético. Ele provém da oxidação do álcool no processo de acetificação. 

Ésteres totais: são compostos orgânicos oxigenados que são formados pela reação química entre um ácido carboxílico e um álcool.

Aldeídos totais: Aldeídos, em acetato de etila, em mg/100 mL de álcool anidro, sendo o máximo permitido de 30mg.

Coeficiente de congêneres: é definido pela soma de: acidez volátil (expressa em ácido acético); aldeídos (expressos em acetaldeído); acetato de etila; álcoois superiores (expressos no somatório dos mesmos) e furfural. Todos eles expressos em mg/100 ml de álcool anidro.

Álcool metílico: também definido como Metanol, expresso álcool metílico, mg/L de álcool anidro é considerado um contaminante, ou defeito, e a sua formação também está associada ao início da destilação.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.