Catchup, mostarda, barbecue, maionese e molhos

O molho de Catchup teve uma de suas primeiras receitas em 1804, no livro de receitas do americano Alexander Hunter. Com o passar do tempo, o molho foi sofrendo alterações até se tornar famoso nos Estados Unidos em 1872, através do H. J. Heinz, que desenvolveu a receita do molho que conhecemos atualmente.

Assim como o Catchup, o Barbecue ficou muito conhecido nos Estados Unidos. O molho leva esse nome por causa do termo “barbacoa”, uma palavra utilizada pelos nativos de lucatã para nomear carnes assadas em buracos no chão.

Já o molho de mostarda, é feito a partir da sementes da mostarda e que foi descoberta pelos romanos, que costumavam fazer um pó com as sementes da planta e misturavam com vinho, chamando a bebida de mustum ardens, dando origem ao nome mostarda. Com o passar dos anos a receita foi sendo desenvolvida até chegar ao que conhecemos nos dias atuais. 

E o molho de Maionese, é conhecido há muitos anos na cozinha. Existem várias teorias sobre a sua origem, uma delas é que o condimento foi criado na europa, por volta de 1756, e era conhecido como salsa mahonesa em castelhano e maonesa em catalão e depois foi se popularizando até ser chamada de mayonnaise na cozinha francesa. O milho tem como base óleo e ovo, com a forma de uma emulsão, preparado a frio e condimentado com vários temperos, sendo largamente utilizada na confecção de sanduíches e de saladas.

Análises microbiológicas de Catchup, mostarda, barbecue, maionese e molhos

Salmonella: considerada uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Enterobactérias: são uma família de bacilos gram-negativos responsáveis por uma ampla gama de infecções em humanos e animais. Elas podem ser móveis ou sem motilidade, dependendo da espécie, e aeróbias ou anaeróbias em crescimento, e têm uma preferência por habitar o trato gastrintestinal.

Bolores e Leveduras: o bolor é considerado um fungo de organismo eucarioto heterotrófico, podendo ser uni ou multicelular. Eles se propagam em matéria orgânica, decompondo a mesma. A levedura também é considerada um fungo de organismo eucariótico, e pode habitar no solo, plantas, ar, alimentos e frutas, sendo muito utilizado no processo de fermentação na produção de pães principalmente.

Análise físico-química de Catchup, mostarda, barbecue, maionese e molhos

Informação Nutricional: também chamada de rotulagem nutricional, é a tabela de informações relativas às quantidades de vitaminas, sais minerais, gorduras, proteínas, fibras, entre outros, por porção, contida na maioria das embalagens de produtos.

Análises microbiológicas de Catchup, mostarda, barbecue, maionese e molhos

A Resolução – RDC Nº 623, de 9 de Março de 2022, dispõe sobre os limites de tolerância para matérias estranhas em alimentos, os princípios gerais para o seu estabelecimento e os métodos de análise para fins de avaliação de conformidade.

Garantia da qualidade e segurança em alimentos

A CERELAB é o seu parceiro de escolha para garantir que seus alimentos sejam seguros para o consumo. Há mais de 35 anos no mercado, a CERELAB é comprometida em proteger seu processo de fabricação e seus produtos, através das mais modernas e avançadas técnicas em análises físico-químicas e microbiológicas em carne mecanicamente separada recuperada de frango, realizadas em um dos mais bem estruturados centros especializados em análises de alimentos e serviços agregados à indústria alimentícia e ao agronegócio: os seus próprios laboratórios.

Por que a CERELAB?

Com espírito pioneiro e comprometido com o processo de melhoria contínua da qualidade, a CERELAB vem investindo fortemente em informatização. Implantou um Sistema de Gestão Empresarial Integrado, baseado na ISO 17025, que garante maior confiabilidade e segurança dos dados, permitindo total rastreabilidade das informações. Sempre inovando, oferece serviços diferenciados no gerenciamento e controle dos processos e produtos. Além dos laudos de análises, a CERELAB fornece uma estrutura de dados completa que auxiliam na gestão e tomadas de decisões relacionadas ao processo de fabricação de alimentos, através de um relatório personalizado fornecido mensalmente para que os seus clientes tenham uma visão de seu estado produtivo e de competitividade no mercado.