Especiarias
No Brasil, o setor de temperos e especiarias é dominado por pequenos produtores. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o setor é promissor e obteve um aumento de cerca de 14% no valor em exportação quando comparados os anos de 2019 e 2020.
Desde o século XIX já se ouvia falar em temperos e especiarias em solo brasileiro, devido às agregações culturais, por conta dos imigrantes da época. E segundo especialistas, os temperos proporcionam benefícios à saúde por terem compostos funcionais, antioxidantes, substâncias anti-inflamatórias, bactericidas.
Análises microbiológicas de Especiarias
Salmonella: considerada uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
E. Coli: é uma bactéria que habita naturalmente o intestino das pessoas e de alguns animais, sem que haja qualquer sinal de doença. No entanto, há alguns tipos de E. coli que são nocivos para as pessoas e que entram no organismo devido ao consumo de alimentos contaminados, por exemplo, causando gastroenterite com diarreia intensa e com muco ou sangue.
Análise físico-química de Especiarias
Informação Nutricional: também chamada de rotulagem nutricional, é a tabela de informações relativas às quantidades de vitaminas, sais minerais, gorduras, proteínas, fibras, entre outros, por porção, contida na maioria das embalagens de produtos.
Análises microbiológicas de Especiarias
A Resolução – RDC Nº 623, de 9 de Março de 2022, dispõe sobre os limites de tolerância para matérias estranhas em alimentos, os princípios gerais para o seu estabelecimento e os métodos de análise para fins de avaliação de conformidade.