Os alimentos prontos para o consumo são preparados ou pré-cozidos ou cozidos, que para o seu consumo não necessitam da adição de outro(s) ingrediente(s). Podem requerer aquecimento ou cozimento complementar. Excluem-se deste item, os alimentos definidos em outros Regulamentos Técnicos específicos.
Análises microbiológicas de Alimentos preparados prontos para o consumo, elaborados com emprego de calor.
Salmonella: é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella.
Cereus: é uma bactéria Gram-positiva de grande resistência, pertencente à família Bacillaceae e está associada a casos de intoxicação alimentar, podendo levar a diarréia e vômito.Clostridium perfringens: é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Bacillaceae. As células têm a forma de bastonetes (bacilos), formam esporos e são imóveis. De acordo com a toxina que produzem estão definidos 5 tipos (A, B, C, D e E) de C.
Estafilococos coagulase positiva: Staphylococcus aureus é uma bactéria encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis, podendo provocar uma simples ou até grave infecção. Ela é transmitida aos alimentos através da manipulação e também por animais. As legislações brasileiras para ensaios microbiológicos preconizam contagem de Estafilococos coagulase positiva.
Escherichia coli: ou E. coli, é uma bactéria que habita naturalmente o intestino das pessoas e de alguns animais, sem que haja qualquer sinal de doença. No entanto, há alguns tipos de E. coli que são nocivos para as pessoas e que entram no organismo devido ao consumo de alimentos contaminados, por exemplo, causando gastroenterite com diarreia intensa e com muco ou sangue.