Chocolates, incluindo chocolates brancos, bombons e similares, com recheio perecível
O Brasil está em sétimo lugar na lista de maiores produtores de cacau do mundo, segundo dados do IBGE. O país produz cerca de 250 mil toneladas por ano, tendo sua produção concentrada na região Norte.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a indústria brasileira de chocolate produziu 511 mil toneladas entre janeiro e setembro de 2021, representando um crescimento de 44% se comparado à produção de 2020. Esse aumento está ligado, entre outros fatores, à retomada da indústria chocolateira após um período de retração decorrente da pandemia.
Análises microbiológicas de Chocolates, incluindo chocolates brancos, bombons e similares, com recheio perecível
Salmonella: é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella.
Estafilococos coagulase positiva: Staphylococcus aureus é uma bactéria encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis, podendo provocar uma simples ou até grave infecção. Ela é transmitida aos alimentos através da manipulação e também por animais. As legislações brasileiras para ensaios microbiológicos preconizam contagem de Estafilococos coagulase positiva.
Escherichia coli: é uma bactéria que habita naturalmente o intestino das pessoas e de alguns animais, sem que haja qualquer sinal de doença. No entanto, há alguns tipos de E. coli que são nocivos para as pessoas e que entram no organismo devido ao consumo de alimentos contaminados, por exemplo, causando gastroenterite com diarreia intensa e com muco ou sangue.
Bolores e Leveduras (para resfriados): o bolor é considerado um fungo de organismo eucarioto heterótrofo, podendo ser uni ou multicelular. A levedura também é considerada um fungo de organismo eucariótico, e pode habitar no solo, plantas, ar, alimentos e frutas, sendo muito utilizado no processo de fermentação na produção de pães principalmente.