Aflatoxinas: são sistemas de compostos tóxicos que algumas cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus podem produzir. A ingestão de alimentos contaminados pela aflatoxina pode causar intoxicação
Escherichia coli (E. coli): abrange um grupo de bactérias Gram-negativas, elas habitam naturalmente o intestino das pessoas e de alguns animais, mas algumas de suas variações, podem levar à cólicas, infecções, insuficiência renal e à morte, em algumas cepas.
Salmonella: é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
B. Cereus: é uma bactéria Gram-positiva de grande resistência, pertencente à família Bacillaceae e está associada a casos de intoxicação alimentar, podendo levar a diarréia e vômito.
Estafilococos c. positiva: são um grupo de bactérias gram-positivas do gênero Staphylococcus. Elas são encontradas naturalmente nos seres humanos e só há risco quando o sistema imunológico da pessoa enfraquecido. A análise da quantificação de Estafilococos coagulase positiva em alimentos, visa a prevenção de doenças como a toxinfecção alimentar, devido às toxinas produzidas por este agente.
Clostrídios S. Redutor (recheio com carne): são bacilos capazes de formar esporos e apresentam atividade sulfato redutora, eles são distribuídos na natureza e fazem parte da flora intestinal de animais de sangue quente e humanos.
Bolores e Leveduras (para resfriados): o bolor é considerado um fungo de organismo eucarioto heterotrófico, podendo ser uni ou multicelular. Eles se propagam em matéria orgânica, decompondo a mesma. Suas colorações podem variar, sendo as mais comuns no tom de verde e/ou branco. A levedura também é considerada um fungo de organismo eucariótico, e pode habitar no solo, plantas, ar, alimentos e frutas, sendo muito utilizado no processo de fermentação na produção de pães principalmente.